2 de outubro de 2011

Tutorial de desenho

Republicação do tutorial que fiz no Portal Shakugan no Shana, atendendo a pedidos.

Então, minna-san, atendendo a pedidos, eis um pequeno tutorial que dá algumas dicas de como fazer uma cópia de um desenho.

Bom, resolvi copiar este desenho aqui:


Começar é uma das etapas mais difíceis. Eu sugiro fazê-lo em alguma parte simples e, de preferência, reta. Ao fazer as primeiras linhas, fique sempre comparando visualmente com o original, tanto o comprimento quanto a inclinação (se for o caso). No meu caso, resolvi começar pela gola da roupa:





Como vocês podem ver, para fazer o rosto, eu tracei linhas-guia imaginárias a partir dos traços que eu já tinha feito. E assim você vai fazendo o resto. Infelizmente, não tenho muito o que dizer sobre essa parte. Ao desenhar as partes do corpo, sempre compare com o original. No caso do rosto, uma linha errada pode deixar o rosto gordo, magro, fino ou desproporcional. O mesmo vale para outras partes, como seios, pernas, braços, cabeça, olhos, mãos... (faltou alguma parte do corpo? XD).



Uma dica para desenhar as mechas do cabelo: comece sempre da base, nunca na ponta. Caso contrário, esta fica arredondada. Comece dos traços laterais, e depois junte-os, fazendo as pontas.


Ao desenhar as linhas básicas, não se preocupe com os detalhes da roupa e dos cabelos, estes serão feitos na próxima etapa.

Com todas as linhas básicas desenhadas, vamos à etapa que dá vida ao desenho: sombreamento. Primeiro, passe o lápis bem de leve em todas as partes coloridas, o suficiente pra diferenciar da folha. Se a pele for clara (como é o caso), sugiro deixar branca mesmo. Depois, comece a escurecer as partes mais escuras (RLY?). Eis o resultado parcial:


Ao passar de colorido para escala de cinza, sugiro adotar uma paleta imaginária para as cores do original. Cuidado para não escurecer demais as cores mais claras do desenho, pois será mais difícil fazer o contraste entre as cores claras e escuras.


Estamos quase lá. Agora vem a parte da uniformidade da sombra. Nessa etapa, você vai esfumaçá-la usando um cotonete ou o próprio dedo. Mas cuidado ao usar o dedo: se você sua muito, nem pense em fazer isso, ou vai acabar perdendo o desenho. Já aconteceu isso comigo: deixe de enxugar o dedo para esfumaçar, e aí... xau: uma mancha escura que não dá pra apagar (com facilidade). Dica: comece a suavizar nas partes mais claras. Eis a diferença entre esfumaçado (esquerda) e não-esfumaçado (direita):



Pronto. E eis que chegamos ao resultado final:



Para fazer as linhas básicas, usei um lapiseira 0.7mm 2B. Para a sombra, lápis madeira 6B e cotonete. Não tenha medo de usar a borracha, mas cuidado para não apagar demais uma mesma área: isso faz com que o papel fique fino e rasgue com facilidade, além de ficar ondulado, como na imagem abaixo:



Onde a parte ondulada é esse traço claro vertical no meio do olho. Só dá pra notar o estrago ao vivo (esse foi o meu 3º desenho ^^).

Bem, é isso. Dúvidas, sugestões, reclamações? Gomen se eu não fui muito claro, ou se eu dei um pulo muito grande entre as etapas. Mas foi o melhor que eu consegui fazer. Espero que seja útil.

Observações:
Ao sombrear, os contornos ficam um pouco apagados. Daí, quando terminar, lembre-se de escurecê-los (veja a mão, por exemplo).

2 comentários:

  1. Humm~~

    Muito bom.
    "Dúvidas, sugestões, reclamações?". Aproveitando a liberdade... você poderia agora fazer um vídeo passo à passo de você fazendo o sombreamento.

    Que tal? Que tal? :D

    ResponderExcluir
  2. @EgonLucas hahaha, fazer uma videoaula já é mais difícil. Sorry X_X

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para mim!